O Programa de pós-graduação- PPGECII
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII), em nível de mestrado profissional, desenvolve suas atividades prioritariamente na Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado”, Campus Universitário de Barra do Bugres.
Sob a forma concentrada ou ao longo do semestre, o programa prevê o cumprimento de 360 horas, sendo que o prazo de duração do mesmo é de no mínimo 14 (quatorze) meses, e não deve exceder 24 (vinte e quatro) meses, incluídas a elaboração e defesa de dissertação.
O programa compõe-se de disciplinas obrigatórias e específicas para a formação em nível de mestrado profissional, agrupadas na área de concentração do
programa, subdivididas em duas linhas de pesquisa, a saber:
- Ensino, Docência e Interculturalidade e;
- Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural.
Dentre as disciplinas do programa, 4 (quatro) são obrigatórias e 2 (duas) são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 11 (onze) disciplinas optativas.
Assim, para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 36 créditos (24 créditos de disciplinas e 12 créditos da dissertação).
Poderão se inscrever para seleção do programa, candidatos indígenas (com comprovação de acordo com a legislação vigente), com comprovante de
conclusão de curso superior ou declaração oficial informando que se trata de acadêmico em conclusão de curso de qualquer licenciatura.
Atualmente o Programa está sob a coordenação do Prof. Dr. Adailton Alves da Silva e vice coordenação do Prof. Dr. João Severino Filho.
Imagem da fachada do Campus Universitário da UNEMAT de Barra do Bugres- MT. Prédio passou por readequações (Foto: Assessoria de Comunicação).
Projeto de mestrado- Ensino da língua Chiquitano
O meu projeto de mestrado é intitulado como: Ensino da língua Chiquitano e o registro de gêneros textuais orais.
As aulas presenciais foram importantes para fazer as trocas de experiências com parentes indígenas.
O mestrado é muito importante, para a educação escolar indígena.
Os professores indígenas puderam ampliar os seus conhecimentos e levar um ensino e aprendizado de qualidade para as escolas.
A universidade nos dá a chance de divulgar o que a escola está trabalhando com os alunos.
Os artigos produzidos pelos mestrandos apresentam temas variados, pois cada mestrando traz as informações de acordo com sua realidade.
Durante as aulas percebi que não era somente nós que tínhamos problema referente a perda da língua materna.
A UNEMAT está nos ajudando nas práticas pedagógicas, junto ao ensino e aprendizado dos nossos alunos indígenas.
O mestrado é mais uma luta para deixar vivo os gêneros textuais orais para o povo Chiquitano de como se contextualiza nossa existência neste mundo e nessa sociedade.
2 Comentários
Parabéns pelo comentário que vc fez é um incentivo para quem não fez o mestrado e poder fazer também.
ResponderExcluirObrigada
ExcluirAgradecemos o seu contato. Assim que possível responderemos sua mensagem.